

Produtos Regionais Portugueses, Feiras & Mercados de Gastronomia & Artesanato
We Portugal
XI Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Rabal - Agosto - Bragança
“Esta é uma boa iniciativa que promove a venda direta de produtos de qualidade, que incentiva e valoriza o trabalho na agricultura e dinamiza a economia local”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes. Realçou, ainda, a necessidade de organização partilhada das feiras rurais que se realizam no Concelho de Bragança, por forma a ganharem escala e atraírem um maior número de expositores e visitantes.
Mãos hábeis transformam as matérias que a natureza oferece. Tem sido assim ao longo dos séculos. Antes da industrialização, apenas o trabalho artesanal supria as necessidades das comunidades rurais e embora, desde há algumas décadas para cá, materiais novos tenham invadido o pacífico quotidiano destas gentes, não se perderam, pelo menos irremediavelmente, esses saberes ancestrais. Permanece, ainda que sem o fulgor que outrora teve, o sábio aproveitamento dos recursos naturais disponíveis localmente; falamos das fibras vegetais e animais, das peles, da madeira... cuja transformação artesanal assume real importância, sobretudo no seio de comunidades rurais, as aldeias do Parque Natural de Montesinho.

Festival das Migas e do Peixe do Rio - Julho - Torre de Moncorvo
O Festival das Migas e do Peixe do Rio é promovido pela Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo (ACIM) em parceria com o Município de Torre de Moncorvo.
Esta iniciativa tem como finalidade promover os pratos confecionados com os peixes do rio, típicos dos restaurantes da Foz do Sabor.

Feira dos Produtos da Terra e Stocks - Março - Torre de Moncorvo
Os visitantes podem encontrar nesta feira, em exposição e para venda, diversos produtos regionais como vinho, licores, azeite, queijos, enchidos, compotas, amêndoas, bolos tradicionais, sendo novidade este ano a existência de pão caseiro e bola de carne. Além dos produtos da terra a feira conta ainda com uma parte dedicada aos stocks, produtos a baixos preços, que os comerciantes não conseguiram escoar da colecção passada, nomeadamente roupas e calçado.

Feira de Artesanato - Fevereiro - Torre de Moncorvo
Com as amendoeiras em flor, a paisagem do concelho de Torre de Moncorvo cobre-se de branco e prepara-se para receber milhares de visitantes. O Município como é tradição organiza a Feira de Artesanato de Torre de Moncorvo.
Esta mostra procura apresentar uma oferta diversificada de artesanato enquadrando o artesanato tradicional com artigos do artesanato contemporâneo. Durante nove dias pode não só ver como adquirir algumas peças de artesanato originais de expositores de todo o país e este ano também de Espanha. Muitos destes artesãos trabalham ao vivo para que os visitantes possam ver o processo de criação de produtos exclusivos. A feira de artesanato pretende promover o artesanato não só nacional mas também local e daí que as tradições do nosso concelho não tenham sido esquecidas, pois em destaque estão as amêndoas cobertas e a cestaria.
A importância desta iniciativa é indiscutível, sendo o artesanato considerado um motor de desenvolvimento a várias escalas e oficialmente conhecido pela visibilidade dos seus impactos na economia local.
Esta é sem dúvida uma belíssima oportunidade para contemplar a natureza no seu estado mais belo, conhecer a vila de Torre de Moncorvo, todas as suas tradições e a emblemática Feira de Artesanato.



Terraflor - feira de produtos e sabores - Agosto - Vila Flor
Mostra mensal de Artesanato de Vila Flor - Mensal - Vila Flor

Feira do Fumeiro - Fevereiro - Vinhais
A Feira de Fumeiro de Vinhais acontece na vila transmontana desde 1981, no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro, oferecendo aos visitantes, para além da exposição de produtos e a possibilidade de aquisição, um vasto programa de actividades.Vendem-se nesta Feira mais de 50 toneladas de fumeiro o que representa a entrada de largos milhares de euros na economia local.
O fumeiro, comercializado por dezenas de produtores e consumido na feira, tem Protecção Comunitária IGP- Indicação Geográfica Protegida, atribuída pela União Europeia, garantindo a quem adquire os produtos uma certificação de qualidade. Esta denominação está relacionada com a raça autóctone da região de Vinhais, o porco Bísaro, alimentado à base de produtos naturais, de que é exemplo a castanha, contribuindo para que a sua carne seja suculenta e saborosa. Grande variedade de salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriços azedos, chouriças doces e presuntos, confeccionados com recurso à carne de porco Bísaro, desfilam pelos diversos expositores da feira.
Para além de outros produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espectáculos musicais, arraial, luta de touros, tasquinhas, restaurantes e muitos outras actividades integram um programa diversificado que, durante quatro dias, anima quem passa por Vinhais.