

Produtos Regionais Portugueses, Feiras & Mercados de Gastronomia & Artesanato
We Portugal

Feira Medieval do Artesão - Agosto -Belmonte
A Feira Medieval do Artesão pretende ser um espaço de animação e convívio
criado com o objectivo de dar a conhecer ao público, residente e visitante, os hábitos
alimentares característicos da Idade Média, através de refeições rápidas e ligeiras, com o
enquadramento medieval, onde se pretendem constituir locais privilegiados de negócio,
de encontros, de lazer, de artesãos, mercadores, regatões e artificies, provenientes dos
quatro cantos do reino de Portugal, que fabricam e comercializam os seus produtos.
19ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO
De 07 a 10 de Junho
A projecção nacional desta feira, que conta com a participação de mais de 50 artesãos, oriundos de todo o País, deve-se à qualidade e originalidade dos trabalhos executados com as mais diversas técnicas e materiais.
FEIRA DAS TRADIÇÕES E SABORES
De 14 a 16 de Junho
Neste certame, o visitante poderá degustar os melhores sabores da gastronomia e bebidas regionais, associados às receitas tradicionais tão bem guardadas desde o tempo dos nossos avós.
602ª FEIRA DE SÃO TIAGO / 2ª FEIRA DO MUNDO RURAL / 1ª FEIRA DA SERRA DA ESTRELA
De 12 a 28 de Julho
A comemorar 602 anos de existência, este certame conta com a participação de feirantes e actividades oriundas de todo o País, além de apresentar a quem o visita diversas actividades económicas e zonas distintas para petiscos, churrascos e doces, numa área de mais de 12.000 m2.


Feira Nacional de Artesanato & Feira das Tradições e Sabores - Junho - Covilhã
602ª Feira de São Tiago / 2ª Feira do Mundo Rural / 1ª Feira da Serra da Estrela - Julho - Covilhã
Feira do Queijo - Maio - Fundão
O Concelho do Fundão destaca-se pela riqueza e diversidade na produção de queijo, aqui poderá provar o Queijo Queimoso, Queijo Amarelo da Beira Baixa, Queijo de Mistura, Queijo de Ovelha Amanteigado da Beira Baixa. A sua qualidade, aliada à tradição, provém das propriedades do leite, uma vez que o mesmo tem origem em rebanhos de produção extensiva.
Mostra de Artes e Sabores da Maúnça - Novembro - Fundão
Os maranhos, os “miaus”, o coelho em azeite, a chanfana e o típico feijão com couve fazem desta festa gastronómica única no concelho. É ao calor das lareiras que as pessoas se reúnem e podem provar a aguardente de medronho ou o pão acabado de fazer no forno comunitário. A feitura do queijo, do pão e do doce da castanha são saberes do Pinhal que poderá vivenciar nos diversos workshops que o programa inclui. Para ver, sentir e saborear!

Chocalhos - Setembro - Fundão
Ruralidade e a tradição
A prática ancestral da Transumância é celebrada cruzando a música pastoril, os produtos locais, a ruralidade e a tradição. Um dos momentos altos da festa é a viagem por um dos caminhos da Transumância, ao som dos chocalhos, dos bombos e pífaros. Poderá acompanhar este rebanho e ser pastor por um dia.


Cerejeiras em flor - Março - Fundão
A degustação de compotas e licores e a visita a oficinas de esparto e cestaria e participação em eventos desportivos são experiências a não perder.
Parta nesta descoberta, percorrendo os trilhos da cereja, assistir a este espectáculo natural sem igual e deslumbrar-se com a delicadeza da flor de cerejeira.

Festa da Cereja - Junho - Fundão
Vermelhas, suculentas e apetitosas, as cerejas convidam todos à festa! Na aldeia serrana de Alcongosta produzem-se os preciosos rubis que dão cor e sabor a esta festa recheada de animação, gastronomia e artesanato.Festa em que se fundem tradição e inovação, a Cereja é o produto ex-líbris do Fundão. Aqui poderá experimentar outros sabores como o licor de cereja, a sangria de cereja, pão de cereja e até pastéis de nata de cereja, a última novidade que temos para si.

Feira Raiana - Julho/Agosto - Idanha-a-Nova
A Feira Raiana traz a Idanha-a-Nova uma grande mostra dos sectores Agro
Industriais, Turismo e Cultura com bons momentos: espectáculos musicais, corridas de toiros, gastronomia e muita outra animação com a participa ção conjunta de muitos
espanhóis e portugueses.

Mostra de sopas no Mosteiro - Maio - Oleiros
A 8ª Mostra de Sopas Tradicionais e Tarde de Folclore em Mosteiro Oleiros, decorre no dia 5 de maio. No evento haverá diversas sopas tradicionais, porco no espeto, tarde de folclore com a participação de vários ranchos e ainda o 6º festival de acordeões. A entrada é livre.

Do Campo ao Terreiro por Terras do Lince - Abril - Penamacor
Os melhores queijos, os melhores enchidos, os melhores azeites e os meles,únicos!, da serra da Malcata vão estar ao dispor dos visitantes no Terreiro de Santo António, para degustar no local e levar para casa.
Artesanato, tasquinhas e animação musical complementam o leque de ingredientes .

Varias Festas-Maio/Junho/Julho/Dezembro - Proença-a-Nova
Festa do Município
Proença deu este ano destaque ao limão, um produto com expressão no concelho. Entre 7 e 10 de junho foi possível apreciar produtos gastronómicos com este ingrediente, participar em oficinas e conhecer o que de melhor se produz no concelho.
Festival da Cereja
Montes da Senhora, a freguesia com melhores condições para a produção de cereja, não poderia deixar de ser o local escolhido para esta iniciativa, que alia a venda de produtos a um festival de folclore. Realizado a 18 e 19 de maio.
Feira da Tigelada
Como já é tradição, realiza-se no último fim de semana de julho. São sempre apresentadas as diversas variações da receita tradicional, como a tigelada de água e a de abóbora.
Feira de Natal
Além dos fritos típicos desta época, bolo finto e pão caseiro, encontra-se artesanato para ajudar a completar as prendas de Natal. Realiza-se a 21 e 22 de dezembro.

Festival de gastronomia Maranho e Bucho - Julho - Sertã
O festival do Maranho e Bucho como foi designado para esta edição de 2013 pelo seu próprio nome já indica onde vai ser o foco da gastronomia neste ano de 2013.
Mas nem só de comida se vai fazer este festval de Gastronomia, o programa é extenso e abrange várias áreas desde a música, cultura com a representação das tradições do concelho, literatura com a realização da feira do Livro e naturalmente a Gastronomia, que é o foco pois vai ter diversos espaços para a restauração e estarão representadas duas confrarias convidadas: Confraria Gastronómica do Bacalhau e Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada.

|
Feira de Enchidos, Queijo e Mel - Agosto - Vila de Rei |
|
O evento conta com cerca de 110 expositores oriundos de vários pontos do país, que irão apresentar, além da gastronomia regional, artigos em artesanato e representativos dos sectores industrial, comercial e de serviços. Os visitantes poderão assim provar os saborosos enchidos, queijo e mel da região, apreciar o típico artesanato local e deliciar-se com a rica gastronomia local nas esplanadas instaladas no recinto da Feira.

Feira da Gastronomia e Atividades
Económicas - Junho - Vila Velha de Rodão
Durante os três dias as diferentes áreas de negócio do distrito de Castelo Branco ligadas ao turismo - como a restauração, enologia, gastronomia, artesanato, hotelaria e os seus agentes: produtores, artesãos, artistas - criam sinergias numa programação transversal com atividades lúdicas, animação de rua, atuações de grupos de música e danças tradicionais, animação infantil, concertos com artistas nacionais, discoteca ao ar livre, entre outras.
