

Produtos Regionais Portugueses, Feiras & Mercados de Gastronomia & Artesanato
We Portugal
Varias Feiras - Abril/Junho/Setembro - Arganil
Feira de Sopas e Doces
Data – Final do mês de Abril
Local – São Martinho da Cortiça
Feira do Mont’Alto e Ficabeira – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra
Local – Sub-Paço – Vila de Arganil
Data – Setembro, abrangendo sempre os dias 06, 07 (Feriado Municipal) e 08
Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica
Local – Praça Simões Dias e Fonte de Amandos – Vila de Arganil
Data – 2.º Fim-de-semana de Junho

Expofacic - Julho/Agosto - Cantanhede
Referência destacada merecem os mais 500 espaços de exposição dos setores industrial, comercial e agrícola, cuja presença é fundamental e em torno da qual se organizam todas as outras vertentes da feira, bem como as incontornáveis 43 tasquinhas que, como sempre, fizeram as delícias dos visitantes. Nos espaços de restauração explorados pelas associações não havia mãos a medir a servir os pratos da rica gastronomia tradicional na região, que voltou a ganhar notável expressão.


Domingo de Festa em Coimbra |
Feira de Artesanato Urbano - Agosto/Setembro/Outubro - Coimbra |
O Parque Dr. Manuel Braga acolhe mais um "Domingo de Festa em Coimbra - Feira de Artesanato Urbano", entre as 10h00 e as 18h30, com a presença de oitenta Participantes.

Festas da Cidade - Junho/Julho - Figueira da Foz
Festas do Concelho - Agosto - Góis

Feira de Artesanato Lousanense - Agosto
- Lousã
Procurando dar a conhecer o artesanato e os artesãos, a Câmara Municipal da Lousã, vai reunir cerca de 30 artesãos e 10 expositores de produtos endógenos e alimentares.
Esta feira será um evento dinâmico, que promoverá a criatividade e diversidade dos artesãos, como provam os diversos trabalhos em vitrofusão, bijutaria diversa, trabalhos em xisto, madeira e lã, cerâmica, feltros, bordados, entre outros, que agora poderão ser vistos e adquiridos nesta mostra.
O apoio ao artesanato e aos artesãos lousanenses é uma aposta nos valores locais e nas potencialidades do Concelho – aos níveis artísticos, culturais e económicos – que assenta numa política de promoção e afirmação da Lousã, transversal aos vários pelouros da Câmara Municipal.

Festival Gastronomico da Chanfana - Março - Lousã
Tendo como objetivo dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer e à dedicação dos restaurantes aderentes, a Câmara Municipal da Lousã irá promover, entre o dia 22 de fevereiro e o dia 03 de março, o II.º Festival Gastronómico da Chanfana.Confecionada de diversas formas e com variados acompanhamentos, a chanfana marca presença à mesa de toda esta região que viu nascer este prato.Neste Festival Gastronómico são 17 os restaurantes aderentes, nomeadamente Adega da Vila, Arunce, Aviz, A Viscondessa, Borges, Casa Velha, Galinhamiga, Lousanense-Travessa com Tapas, Lusitano, Meta dos Leitões, Mimosa da Beira, O Burgo, O Carocha, O Gato, São Paulo, Ti Lena e Tó dos Frangos. As ementas serão preparadas tendo por base a intenção de privilegiar a tradicional forma de confecionar a chanfana mas, também, a necessidade de inovação e de adaptação deste género às novas solicitações.As sobremesas, a exemplo dos Festivais anteriores, são produzidas com base em produtos endógenos do Concelho, nomeadamente a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã, o Licor Beirão e a pastelaria tradicional.


Festas da Cidade - Setembro - Montemor o Velho
Entre os dias 5 e 8 de Setembro de 2013 vai ocorrer em Montemor-o-Velho as Festas 13, que irão ter lugar no Castelo desta localidade. Com um cartaz recheado de animação, taquinhas e feira do cavalo, os destaques vão para os concertos musicais de David Fonseca e Resistência que abrilhantam as noites de Montemor-o-Velho.
Com as festas a desenvolverem-se em três núcleos distintos e junto à vila, pretende-se atrair mais visitantes ao centro histórico, dinamizando, assim, o comércio local.
Desenvolvidas num contexto socio económico particular, as Festas’13 querem continuar a honrar a memória de um povo e a lançar as sementes para uma cidadania que se quer cada vez mais participada.
Feira de Artesanato e Gastronomia - Agosto - Pampilhosa da Serra
Numa organização do Município de Pampilhosa da Serra e em paralelo com a XVI Feira de Artesanato e Gastronomia, as festas decorrem em pleno centro da vila de Pampilhosa da Serra, na Praça do Regionalismo, estendendo-se até à Praia Fluvial, em total ambiente de animação, alegria e divertimentos.


De 30 de Agosto a 1 de Setembro de 2013 decorre no Espinhal a Feira do Mel, que na XXIV edição é já reconhecidamente o maior evento promocional do mel produzido na região demarcada da serra da Lousã.
Ação conjunta do Município de Penela, da Junta de Freguesia do Espinhal e da Associação de Apicultores da Serra do Espinhal.
Feira do Mel - Agosto/Setembro - Espinhal
- Penela

Festas de S.Mateus - Setembro - Soure
AS FESTAS DE S. MATEUS, organizadas pela Câmara Municipal de Soure, no fim de semana mais próximo do dia 21 de Setembro, Feriado Municipal Concelhio, constituem o maior cartaz turístico da Vila e do Concelho, conjuntamente com a FATACIS - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Industria de Soure - um certame fundamental para a promoção e divulgação de um significativo conjunto de actividades económicas.
Este é o momento ideal, por excelência, em que se propicia o ansiado reencontro festivo de todos os Munícipes e demais Sourenses, onde participam activamente inúmeras Instituições do Concelho e em que muitos visitantes de fora são atraídos, quer pelo cartaz profano das festas, quer pela romaria a S. Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.

Mercado de Produtos Tradicionais e demais - 2º domigo de cada mês - Vila Nova de Poiares
Uma iniciativa em parceria com a ADIP - Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares, que proporcionará aos visitantes mais uma oportunidade de adquirir não só produtos frescos, como também, outros géneros alimentares, como mel e licores, ou ainda o comércio de animais de capoeira, com a certeza de estarem a consumir produtos tradicionais, genuínos e biológicos, indispensáveis a uma alimentação saudável e que nos permitem desfrutar de uma boa gastronomia.
Esta iniciativa pretende promover os produtos locais, ao mesmo tempo que permite aos produtores locais angariar algum pecúlio extra, para além de comprovar que, respeitando todas as normas de higiene e segurança, também é possível encontrar nos produtos de hoje os mesmos sabores de antigamente e que fazem parte do nosso Património Cultural e Gastronómico.